Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Rubens Ricupero inaugura ciclo sobre “Percursos Diplomáticos” no Instituto Rio Branco
Início do conteúdo da página

Rubens Ricupero inaugura ciclo sobre “Percursos Diplomáticos” no Instituto Rio Branco

Funag Rubens Ricupero 29

Em 17 de março, dando início a uma nova série de palestras-debates, criadas por iniciativa conjunta do Instituto Rio Branco (IRBr) e da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), “Percursos Diplomáticos”, o embaixador aposentado Rubens Ricupero, discorreu, no auditório do IRBr, sobre aspectos de sua longa carreira de homem público e a serviço do Itamaraty, focando mais amplamente a evolução da política externa brasileira desde antes da Segunda Guerra Mundial, ao longo da Guerra Fria, até a atualidade. Tomaram parte na mesa, além do palestrante, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, o diretor-geral do IRBr, embaixador José Estanislau do Amaral, e o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. O encontro foi organizado pela Fundação, com o apoio do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI).

Professor de política externa brasileira durante muitos anos no Instituto Rio Branco e, também, no curso de mestrado em Relações Internacionais da UnB, o embaixador Rubens Ricupero discorreu sobre diversos aspectos da diplomacia brasileira, em especial a participação essencial de seu corpo profissional na própria construção da nação, objeto de seu próximo livro “A Diplomacia na Construção do Brasil”, obra na qual trata desse envolvimento desde o Império.

Na sessão de abertura, o embaixador José Estanislau relembrou a trajetória do palestrante enquanto professor do IRBr e ressaltou a importância desta nova série de apresentações e debates, cujo principal objetivo é o de selecionar e convidar importantes nomes da carreira diplomática para proferir palestras e transmitir conhecimento aos jovens diplomatas. Em seguida, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, também recordou partes de sua própria trajetória com o embaixador Rubens Ricupero e relatou alguns dos encontros memoráveis que a carreira diplomática lhe proporcionou, ao acompanhar o percurso profissional do embaixador Ricupero. O presidente da FUNAG frisou a série de encontros com destacadas pessoas da diplomacia brasileira e citou o embaixador Rubens Ricupero como referência maior para o estudo e compreensão das relações externas do Brasil.

A palestra do Embaixador Ricupero foi atentamente acompanhada pela expressiva plateia presente, que praticamente lotou o auditório do Rio Branco, o que lhe valeu entusiástica ovação ao final. Ele próprio destacou o importante papel que instituições como o IRBr, a FUNAG e o IPRI desempenham na formação dos diplomatas e na produção de conhecimento sobre a diplomacia brasileira.

Assista ao vídeo completo da palestra-debate e acesse o discurso do presidente da Fundação, por ocasião da abertura do seminário.

Rubens Ricupero

Rubens Ricupero é formado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP). Foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) de 1999 a 2004, Ministro da Fazenda (1994) e do Meio Ambiente (1993-94). Como diplomata, foi Representante Permanente do Brasil em Genebra (1987 – 1991), Embaixador em Washington (1991 – 1993) e em Roma (1995). É atualmente Diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado e já foi professor do Instituto Rio Branco, da academia diplomática do Peru, e da Universidade de Brasília. Maiores informações sobre o Embaixador estão disponíveis aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página