Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para palestra-debate “Ideias Políticas das Revoluções Pernambucanas: 1817, 1824 e 1848”
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para palestra-debate “Ideias Políticas das Revoluções Pernambucanas: 1817, 1824 e 1848”

O professor Vamireh Chacon e os embaixadores Gonçalo Mourão e Tarcísio Costa irão proferir palestra-debate sobre “Ideias Políticas das Revoluções Pernambucanas: 1817, 1824 e 1848”, em 3 de abril, às 10h30, no auditório Paulo Nogueira Batista

Pernambucanas

A FUNAG e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) convidam para o seminário “Ideias Políticas das Revoluções Pernambucanas: 1817, 1824 e 1848”, em 3 de abril, às 10h30, no auditório Paulo Nogueira Batista. A palestra será proferida pelo professor Vamireh Chacon, historiador e cientista social, além dos embaixadores Gonçalo Mourão, autor do livro “A Revolução de 1817 e a História Diplomática do Brasil”, e Tarcísio Costa, diretor do Departamento da América do Sul e Ocidental das Relações Exteriores.

As inscrições estão abertas e vão até às 12h do dia 3 de abril. Clique aqui e participe!

Conheça os palestrantes

Vamireh Chacon

Vamireh Chacon, bacharelado e doutorado pela Faculdade de Direito na Universidade do Recife, é autor dos seguintes livros, entre outros: “História das Ideias Socialistas no Brasil”, “História dos Partidos Brasileiros”, “Vida e Morte das Constituições Brasileiras”, “Gilberto Freyre – Uma biografia intelectual” e “A Grande Ibéria – Convergências e Divergências de uma tendência”, além de colaborador de revistas internacionais de filosofia, direito, história e ciência política.

Chacon é membro efetivo da Academia Pernambucana de Letras, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. É professor titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), desde 1975, onde se tornou professor emérito, em 2005.

Embaixador Gonçalo Mourão

Gonçalo Mourão é diplomata de carreira. Atualmente, é embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. Serviu na França, Portugal e foi embaixador do Brasil na Noruega, além de diretor do Instituto Rio Branco durante três anos (2013 a 2016). Escreveu, entre outros, o livro “A Revolução de 1817 e a História Diplomática do Brasil”.

Embaixador Tarcísio Costa

Serviu nos EUA, Espanha e Itália. É pós-doutor em História das Ideias pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atualmente, é diretor do Departamento da América do Sul e Ocidental das Relações Exteriores, além de titular da disciplina “Pensamento Diplomático Brasileiro”, no Instituto Rio Branco. Escreveu a obra “As Duas Espanhas e o Brasil”, em 2009.

Serviço:

Tema: Ideias Políticas das Revoluções Pernambucanas: 1817, 1824 e 1848

Palestrante: Professor Vamireh Chacon e os embaixadores Gonçalo Mourão e Tarcísio Costa

Local: Auditório Paulo Nogueira Batista - Anexo II Térreo – Palácio Itamaraty - Esplanada dos Ministérios

Data: 3 de abril, às 10h30

registrado em:
Fim do conteúdo da página