Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a FUNAG?

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Sua função é divulgar as posições de política externa brasileira e promover debates de temas relacionados às relações internacionais por meio de atividades culturais e pedagógicas.

Por um lado, a Funag contribui para a formação, no Brasil, de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional e possibilita o acesso pelos cidadãos em geral a tais informações, utilizando parcerias e estratégias de comunicação. Por outro, pela publicação de livros e pela participação de intelectuais estrangeiros em seus eventos, a Funag difunde a imagem do Brasil no exterior.

A Fundação conta em sua estrutura com duas Unidades: o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Quais as atividades principais da FUNAG?

Para cumprir sua função, a Funag realiza conferências, cursos, seminários, palestras e mesas-redondas nas quais especialistas, nacionais e estrangeiros, apresentam seus pontos de vista e debatem questões. Em geral, os textos produzidos pelos especialistas para os eventos e as degravações dos debates e palestras dão origem a um livro. A maioria dos eventos é filmada e editada em forma de documentário.

A Funag ainda publica livros de autores das áreas de política externa , das relações internacionais e da história diplomática e os coloca disponível ao seu público-alvo, em especial por meio de sua biblioteca digital localizada no seu sítio, com acesso e download gratuitos, além doações para bibliotecas e formadores de opinião ou de vendas.

Onde fica a FUNAG?

A Funag fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, em Brasília. No entanto, há uma Unidade da Funag, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), localizada no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano, 196 – Centro, no Rio de Janeiro.

Como ter acesso ao calendário de eventos da FUNAG?

Quando há eventos previstos, a agenda é mostrada na página principal do sítio da Funag. Caso queira receber convites por e-mail, envie as informações abaixo para o endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.:

- Nome Completo*
- Instituição*
- Endereço da instituição
- Cidade/UF*
- Cargo*
- Tel. Trabalho
- E-mail*
- Tel. Residencial
- Tel. Celular

Como participar dos eventos?

Os eventos da FUNAG podem ser fechados para convidados ou abertos ao público, mediante inscrição prévia realizada no sítio da Fundação, de acordo com o formato adotado em cada caso.

Como obter o material produzido nos eventos e livros publicados pela FUNAG?

As publicações podem ser compradas na loja virtual, dentro do sítio da FUNAG, nas livrarias parceiras ou nos estandes localizados nos Anexos I e II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Participei de um evento da FUNAG. Como obter o certificado?

Os certificados são enviados pelos Correios após o fim dos eventos. Caso não tenha recebido seu certificado, entre em contato por meio do endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

A FUNAG tem alguma relação com o concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD)?

Não. Quem organiza o concurso é o Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. No entanto, a Funag disponibiliza gratuitamente manuais sobre diversas disciplinas que poderão ser úteis aos candidatos ao concurso do Instituto Rio Branco na Biblioteca Digital.

A FUNAG dispõe de um Quadro de Pessoal próprio integrado por servidores concursados para atuação nas diversas áreas de atividades da Fundação, em Brasília e no Rio de Janeiro.

 

 

Fim do conteúdo da página