Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 

 

Jornal da História Diplomática Brasileira
1914                                       


 

Atos internacionais e administrativos, eventos e notícias de interesse para a história diplomática do Brasil ocorridos há 100 anos.

 

 

Data: 11/março

País: Brasil – Portugal

Evento: Elevada à categoria de Embaixada a Legação do Brasil em Lisboa.


 

Data: 15/abril

País: Brasil – Argentina/Uruguai/Paraguai

Evento: Conferência Sanitária Internacional de Montevidéu, reunida em 15 de abril de 1914, para a negociação da nova Convenção dessa natureza, entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, destinada a substituir a de 12 de junho de 1904, cujos efeitos cessaram.

 

Data: 21/abril

País: Brasil – Estados Unidos/México

Evento: Com a intervenção armada norte-americana no porto de Veracruz, o México e os EUA rompem relações diplomáticas.

 

Data: 25/abril

País: Brasil – Estados Unidos/México/Argentina/Chile

Evento: É convocada, para superar o impasse entre México e Estados Unidos, a Conferência de Niagara Falls, no Canadá, na qual Domício da Gama, embaixador em Washington, representa o Brasil.

 


 

Data: 20/maio

País: 1ª Guerra

Evento: Em ambiente dominado pelo choque entre blocos (Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Reino da Itália, contra Tríplice Entente, composta por Reino Unido, França e Império Russo) e a corrida armamentista na Europa, o assassinato do arquiduque Ferdinando da Áustria, em Sarajevo, serve de pretexto para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 3 de agosto.


 

Data: 28/junho

País: México

Evento: Victoriano Huerta, enfraquecido e desprestigiado, renuncia e, pouco depois, Venustiano Carranza assume, de facto, em 21 de agosto, o governo mexicano.


 

Data: 15/julho

País: México

Evento: Victoriano Huerta, enfraquecido e desprestigiado, renuncia e, pouco depois, Venustiano Carranza assume, de facto, em 21 de agosto, o governo mexicano.

 

Data: 24/julho

País: Brasil – Estados Unidos

Evento: A partir de proposta norte-americana, é assinado, em Washington, tratado especial entre o Brasil e os EUA para o “arranjo amigável de qualquer dificuldade que, no futuro, possa suscitar-se entre ambos”.


 

Data: 04/agosto

País: 1ª Guerra

Evento: 

O Brasil declara oficialmente sua neutralidade na 1ª Guerra Mundial.

Imagens dos jornais da época sobre o assunto:

- Jornal do Brasil

- O PAIZ

- Gazeta de Notícias

 

Data: 08/agosto

País: 1ª Guerra

Evento: O Congresso brasileiro aprova moção de protesto contra a violação da neutralidade da Bélgica, atacada pelos alemães.

 

Data: 15/agosto

País: Panamá

Evento: Concluído o Canal do Panamá, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico.


 

Data: 12/setembro

País: 1ª Guerra

Evento: As tropas alemãs tomam a Bélgica, mas serão detidas no Marne.


 

Data: Outubro

País: Brasil

Evento: Após longas negociações, o governo brasileiro obtém, em Londres, empréstimo de consolidação de 15 milhões de libras para evitar a moratória de pagamentos por empréstimos anteriores.


 

Data: 15/novembro

País: Brasil

Evento: Venceslau Brás é eleito Presidente. Lauro Müller continua à frente do Itamaraty.


 

Data: Dezembro

País: EUA

Evento: O Presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propõe a assinatura de um Tratado Pan-Americano de solidariedade e defesa da integridade territorial dos países do continente, mas a ideia não desperta entusiasmo entre os latino-americanos.


 

Data: 1904-1914

País: Brasil – Estados Unidos

Evento: As Leis da Receita para os exercícios de 1904, 1906, 1910, 1911, 1912 e 1913 autorizaram o Governo Brasileiro a adotar uma tarifa diferencial, dentro desses exercícios, em certas e determinadas condições. Foram feitas outras tantas concessões sucessivas de redução nos direitos de importação no Brasil para alguns produtos de procedência norte-americana, por serem os Estados Unidos o maior importador do principal artigo da exportação brasileira, - o café, que é recebido livre de direitos em seus mercados, e também por concessões feitas naquele país a outros gêneros de produção brasileira.

 

 

Fim do conteúdo da página